MINAS ESTÁ À NOSSA FRENTE

Ouro Preto ao anoitecer. Foto obtida em 14/6/2011 através do Samsung Galaxy Tab da janela da pousada na rua Conde de Bobadela.

Cheguei ontem das Minas Gerais, vindo de Ouro Preto (Talvez o nome da cidade, por questões de correção política, devesse ser alterado para Ouro Afro.), depois de um périplo automobilístico (Coisa um tanto antagônica, já que Minas não tem mar, a não ser Mar de Espanha, e eu nem estava em uma nau.), por Beagá, Santuário do Caraça e esta última joia do Barroco mineiro, com seus quitutes e colesteróis.

Uma coisa, além do sotaque já meu velho conhecido e compartilhado (Os cariocas têm a impressão de que meu jeito de falar papa-goiaba seja mineiro.), notei: Minas Gerais está cinco minutos adiante de nós!

No Santuário do Caraça, encarapitado a dois mil/quase três mil metros, no meio de uma reserva do patrimônio natural, o relógio da igreja neoclássica de Nossa Senhora Mães dos Homens sistematicamente batia as horas cinco minutos antes do que meu telefone celular indicava. Melhor para mim, que podia fazer as refeições, com hora marcada, cinco minutos antes do meu tempo, o que me fazia desfrutar uma sensação agradável.

Assim que descemos um pouco daqueles altos, o rádio do carro sintonizado em uma emissora FM de Catas Altas, município em que se situa o Santuário, anunciava pela voz suave de uma locutora mineira dez horas e cinquenta e nove minutos, quando o relógio do veículo assinalava dez horas e cinquenta e quatro.

Aí, então, tive a confirmação de que Minas Gerais está à nossa frente pelo menos em cinco minutos.

Tenho para mim que isso seja herança do governo Aécio Neves, ex-governador apoiado por oito entre dez pães de queijo consultados.

Eh, Minas Gerais! Quem chegar cinco minutos atrasados não te conhece jamais!

PS: Gosto muito de visitar o Estado. Gosto muito do povo mineiro. Gosto muito de galinha com quiabo e angu molinho, duro ou frito. Aprecio demais da conta a cachaça que lá se produz. Minhas ancestrais raízes de mandioca familiares são mineiras, uai! Isto tudo é uma grande brincadeira. Não fiquem zangados comigo os possíveis mineiros que me lerem.

Deixe um comentário

