REFLEXÕES DE FRENTE PARA O MAR DE COPACABANA

Andei cavucando no fundo do meu coração uma razão forte e definitiva para te esquecer. Procurei todos os motivos que me liberassem desse desespero. Lembrei-me daquela nossa viagem a Monte Verde, depois da outra a Mauá, e vi que não eram lembranças confiáveis. Só te vi nelas. Aí, revolvi ainda mais o baú da memória e comecei a pensar no fim de semana em Geribá, no ano passado. Tu preenchias cada fotograma com cores vivas. O jantar do meu aniversário, logo após, avivava tua presença segurando a taça de vinho, limpando suavemente os lábios com o guardanapo. Na comemoração do último campeonato do Botafogo, tu estavas com a mais bela camisa que uma torcedora possa usar, sorrindo e festejando. Avancei as lembranças para chegar mais perto de hoje e consegui flagrar-te saindo do banho, enrolada na toalha, os cabelos molhados pingando pelo chão do banheiro. Depois com a xícara de café fumegante na mão, numa manhã fria de julho, tu me dizias que gostaria de um filho, a que chamaria Ângelo, anunciador de boas notícias. Eu te olhava enternecido, sem me imaginar desvencilhado dos teus enredos pelo resto dos meus dias.

E me iludi!

Estou só, agora, neste bar de frente para o mar, tentando fazer com que cada gole de cerveja consiga ultrapassar o nó da garganta, para afogar a memória de ti. Ao longe, percebo desaparecer mansamente no horizonte um gigantesco navio cargueiro, que leva para outras terras o peso da saudade de ti que despachei no último contêiner disponível nas docas do porto da cidade do Rio de Janeiro.

Imagem em olhares.aeiou.pt.

Esta entrada foi postada em Conto.

Deixe um comentário

