ENCURTA O ORÇAMENTO DA CULTURA

Está em O Globo de hoje, na primeira página do segundo caderno, artigo sobre a redução do orçamento do Ministério da Cultura – MinC – para 2012, o que ocorre pelo segundo ano consecutivo – ambos no governo Dilma.

Durante o governo Lula, a Cultura teve seu orçamento sempre crescente, passando de 397 milhões, em 2003, para 2,29 bilhões, em 2010.

Ocorre que o MinC não vem aplicando integralmente o orçamento que lhe é destinado. Este ano, por exemplo, até setembro, apenas cerca de 20% foram utilizados. Nesses casos, o que faz o Executivo? Simplesmente diminui o orçamento seguinte. E isto é prática comum na gestão pública. Se um determinado órgão projeta seus gastos e solicita ao Governo a aprovação dos projetos em que eles se darão e os tem aprovados, presume-se que tal dinheiro será usado em suas ações. Se tal não se dá – e não se vem dando – o Executivo não tem por que continuar a disponibilizar aqueles valores, que não serão gastos e retornarão a seu caixa.

Fica parecendo que o órgão superestimou suas ações ou, ao contrário, foi incapaz de realizar aquilo que planejou. Em qualquer dos casos, revela-se uma administração sem a perícia necessária para gerir seus próprios destinos.

A ministra Ana de Holanda tem desentoado na condução de seu ministério, como se vê no texto da matéria. Segundo alguns, falta-lhe diálogo com a famosa sociedade civil, massa amorfa sempre referida nessas ocasiões. Mas há reclamações de pessoas ligadas à área sobre esta falta de interação.

Desta forma, o Ministério da Cultura, no próximo exercício – 2012 – não gastará 16% do que não gastou no atual. O que, convenhamos, fará pouca diferença, já que só um quinto daquilo que o MinC prometeu fazer – como sói acontecer – foi efetivamente realizado até setembro.

Ou será que todo o restante de tal dinheiro seria gasto até o Natal com peru, rabanada e as folias de reis de Miracema?

Por isso é que a Cultura voltará a encurtar!

Palhaços da folia de reis na noite de Natal em Miracema (miracema.wordpress.com).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s