AINDA O EGITO

Com a volta das manifestações no Egito, devo confessar a vocês leitores que não sei mais o que pensar.

No início do ano, o povo foi para as ruas e conseguiu a queda do brilhantinhado Hosni Mubarak, que estava há décadas empoleirado no poder.

E todas as pessoas de boa vontade saudaram a queda do ditador. Mas, ao mesmo tempo, assaltava-nos uma dúvida: será que não ocorreria a substituição de uma ditadura por outra? E até de feição mais grave, o religioso?

O Conselho Supremo das Forças Armadas, que assumiram o poder em caráter provisório, já prorrogaram as eleições diversas vezes.

Agora voltam os protestos na Praça Tahir, com confrontos violentos entre a polícia e os manifestantes. No entanto, tais protestos, com cerca de cinquenta mil manifestantes, foram convocados pelo imã Mazhir Shahin.

Aí já fico meio cabreiro. Se há religião no meio, sou contra. Nenhum governo deve ser exercido em nome de nenhum credo ou seita religiosa, sob pena de excluir os que não comunguem de suas ideias.

O governo tem de ser laico, para se pretender minimamente justo.

Por outro lado, imagine se, no Brasil, qualquer um desses pastores eletrônicos convocasse seus fiéis, para protestar contra o governo e pretendesse subtituí-lo. Ou qualquer outro líder de não importa que crença. Seria algo a se apoiar? Tenho a total convicção de que não!

Apesar das lamentáveis vinte mortes computadas lá no Egito, nos confrontos de ontem, e da tentativa de manutenção do controle das Forças Armadas sobre o governo, juro para vocês que não sei com quem está a razão.

Talvez com nenhum dos dois lados. E a população como em todo é que continuará a padecer da falta de democracia e liberdades públicas.

Eh, mundão lascado, sô!

Imagem em qualita.oficinainterativa.com.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s