CARNAVAL: ANOTAÇÕES FERINAS

Esta postagem de hoje reúne várias maledicências que disse sobre o carnaval ao longo do tempo.

Quero deixar claro aos brasileiros e estrangeiros adeptos da folia, a possíveis mas improváveis desafetos,  a amigos meus, a parentes distantes e próximos – até mesmo de dentro da minha casa -, que não tenho nada contra o carnaval. Contudo, também não tenho nada a favor, a não ser aquela profusão de mulheres bonitas, saudáveis, vitaminadas, porém sem montanhas de silicone. Estou na onda das coisas orgânicas, do chuchu à passista!

Aí vão elas.

1. As Escolas de Samba esquentam tanto no carnaval, que acabam pegando fogo, literalmente. (A&M, 3/3/11)

2. No carnaval da Bahia, o trio elétrico percorre o longo circuito Barra-Ondina; no carnaval de Minas Gerais, o curto-circuito é que percorre o trio elétrico. (A&M, 22/4/2011)

3. LEI GERAL DOS SAMBAS-ENREDO: Todo samba-enredo é igual a qualquer outro samba-enredo, independentemente de seus autores, da GRES que representa, bem como de sua letra e do andamento em que é executado, não havendo também distinção do ano em que tenha sido composto, assim como do espaço geográfico de sua feitura. Resumindo: é tudo igual! (A&M, 6/5/11)

4. PRINCÍPIO BÁSICO DE DESFILES DE ESCOLAS DE SAMBA: Diferentemente do que pretendem os especialistas convocados a cada ano pelos meios de comunicação, qualquer desfile de carnaval, de qualquer agremiação, em qualquer tempo e lugar, é exatamente igual a qualquer outro que se lhe compare, incluídos aí alegorias e adereços, carnavalescos, puxadores de samba, bem como mestres de bateria, mestres-salas e porta-bandeiras e os geniais coreógrafos das espetaculares comissões de frente. As únicas distinções idiossincráticas dignas de nota, durante o tríduo momesco, são as rainhas de bateria: cada uma mais linda que a outra! O resto, resumindo, é tudo igual! (A&M, 6/5/11)

5. PROFECIA SILAS DE OLIVEIRA-MANO DÉCIO DA VIOLA: À medida que, através dos anos, os sambas-enredo vêm perdendo qualidade em seus aspectos rítmicos, melódicos, harmônicos e poéticos, paradoxalmente aumenta o número dos autores envolvidos na criação de uma única obra, de tal forma que, no Carnaval de 2020, serão necessários tantos quantos os que compõem um time de futebol – onze. Aí, então, será preciso agregar a tal equipe um técnico que entenda de música, que chamará um auxiliar para ajudá-lo na tarefa. Nesse momento, então, teremos a volta à boa, velha e eficiente dupla de compositores, que, para salvação da música carnavalesca por excelência, dispensará aquele bando de incompetentes, que serão constrangidos a batucar samba nas mesas de botequim, de onde nunca deveriam de ter saído. (A&M, 6/5/11)

6. Engraçado: nos ensaios técnicos das escolas de samba nunca vi técnicos de qualquer especialidade; apenas sambistas de todas as qualidades. E algumas mulatas que põem todo o esforço a perder. Pelamordedeus! (A&M, 9/3/11)

7. Burro velho, como se diz no interior, não pega marcha. Pegar esses sambas-enredo acelerados de hoje em dia, então, nem pensar! (A&M, 9/3/11)

8. A proliferação de escolas de samba dos mais diversos grupos no Rio de Janeiro periga transformar a antiga Cidade Maravilhosa na Roma de Nero. (A&M, 9/3/11)

9. O Carnaval em São Paulo dura apenas dois dias, sexta-feira e sábado, quando ocorre o desfile das escolas de samba. Nos outros 363, os cortejos seguem vagarosos pelas marginais Tietê e Pinheiros. (G&B, 3/4/11)

10. Quando Cabral chegou ao Brasil em abril de 1500, viu tanta gente pelada, de penachos, cocares e de corpo pintado, que pensou que fosse carnaval fora de época, ainda mais porque estava na Bahia. (G&B, 3/4/11)

Passagem quase meteórica da bateria do bloco Cara na Lata, Miracema-RJ, em 18/2/2012.

————-

Obs.: Nos parênteses, vão indicados o local e a data da postagem:  A&M asfaltoemato.blogspot.com; G&B, aqui mesmo neste blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s