BARMAN GOSPEL E PADRE COMUNISTA

Vi, na esquina das ruas São João e Barão do Amazonas, no Centro de Niterói, pregados na traseira de uma banca de jornal, vários cartazes simples, de impressão doméstica, anunciando com destaque:

Tudo para sua festa

BARMAN GOSPEL

Drinks, coquetéis diversos

E mais de 30 tipos de sucos

O restante dos pequenos cartazes não me foi possível ler, porque eles estavam a uma distância que não o permitia.

Quando isto ocorre, a imaginação começa a funcionar de imediato. E fiquei pensando que deve haver uma contradição básica, presumível, nessas primeiras informações: “tudo para sua festa” não combina com “barman gospel”. Aliás, já de saída “barman” não combina com “gospel”, se formos ficar adstritos ao sentido de tais palavras.

Se é “gospel”, indica que, em princípio, é evangélico. O que significa dizer que, também em princípio, não transa com bebida alcoólica. Já “barman” – o homem do bar – é aquele profissional que atende no balcão de restaurantes, bares e boates, no serviço de bebidas. E, nesses locais, salvo melhor juízo, servem-se bebidas chegadas a um etanol. Estou pensando corretamente ou não? Queria pedir aqui o testemunho do Jaguar. Tal equação lógica fica fechada, então, mais ou menos assim:

                        barman trabalha com bebidas alcoólicas;

                        gospel não transa bebida alcoólica;

                        logo barman gospel é de ocorrência zero.

A não ser que a expressão seja da classe da figura de linguagem que expressa oposição de sentido: oximoro, por exemplo. Quem sabe, um paradoxo!

Mas hão de argumentar alguns que é provável que este barman, por ser gospel, só sirva bebida desprovida de álcool.

Então, a primeira linha do cartaz está errada: “tudo para sua festa”, porque em “tudo” se inclui tudo o que é possível e previsível beber em uma festa, até mesmo água mineral sem gás.

Depois, há também as palavras “drinks” e “coquetéis”, que se referem a misturas em que, no mínimo, uma das bebidas contenha álcool (É só conferir no dicionário Aurélio! Mas, para adiantar, já transcrevi abaixo as definições.*).

E voltarão os chatos a argumentar que os drinques e coquetéis não conterão álcool. Ora, bolas! Então não serão drinques e coquetéis. Tudo será suco.

É, mais ou menos, como bife de soja, que não é bife nem aqui, nem na casa do… Ou cerveja e vinho sem álcool! Cerveja não será, porém suco ou refresco de cevada; bem como o vinho sem álcool, que é meramente suco de uva.

Por que colocar vinho sem álcool? Senão para dar a ilusão ao cara que quer encher os cornos de álcool, mas se contenta em iludir-se, ou porque é pecado, ou porque não pode beber.

Assim, começamos a inventar coisas diferentes, dando-lhes nomes já consagrados por nossos vícios e nossos paladares, para enganar trouxas. Como, por exemplo, a “feijoada vegetariana” que certo restaurante da serra de Nova Friburgo insistia, através de seus e-mails, para que eu comesse. Detonei o recebimento automático de tais mensagens. Inclusive porque, além disso, queria que eu fizesse caminhadas, por trilhas nas montanhas. Gosto é de sombra e água fresca. Se houver uma cerveja gelada, melhor ainda!

Deste modo, depois de toda esta argumentação que julgo muito bem elaborada por minha pessoa, chego à conclusão de que barman gospel é como o tal padre comunista que, há alguns anos, era moda.

Ó, raios! Se é uma coisa, não pode ser outra. São realidades de sentidos excludentes. Mais ou menos como dizer gelo quente.

Por essas e outras, é que jamais contratarei esse tal barman gospel para qualquer festa que queira promover. Não quero que ele peque, como também quero ter o direito de tomar meu pileque (com perdão da rima).

Imagem obtida em sorisomail.com.

———-

* “drinque [Do ingl. drink] – Substantivo masculino. 1. Bebida alcoólica, especialmente aperitivo, tomada fora das refeições.”;

   “coquetel [Do ingl. cock-tail] – Substantivo masculino. 1. Bebida preparada com a mistura de duas ou mais bebidas alcoólicas, ou suco de tomate ou de certas frutas, gelo, às vezes açúcar, etc. “

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s