O BÓSON DE HIGGS

Semana passada, cientistas reunidos em Genebra, na Suíça, informaram ao mundo que, finalmente descobriram a existência física do bóson de Higgs, como formulado pelo cientista inglês Peter Higgs, em 1964.

Essa partícula, responsável pela existência da matéria, foi apelidada de “partícula de Deus”, porque, em princípio, explicaria como o universo se constituiu. Através dela, os estudiosos têm a pretensão de entender como se fez e como funciona o universo.

Já ouvi esta conversa antes. Se não me engano, começou com os filósofos gregos.

Quando comecei a estudar, diziam que o átomo seria a menor partícula da matéria. Descobriram depois que ele mesmo se dividia em outras menores. Hoje, com o avanço da ciência, o átomo já pode ser considerado um condomínio do Minha Casa Minha Vida.

Vêm eles agora dizer que este tal bóson, cujo pai estava presente à sessão do anúncio de sua descoberta, é tão pequeno, tão efêmero, tão instável, que parecia não existir. Captaram, na verdade, as sobras de seu desfazimento.

Vão-se meter novamente a explicar como se deu o aparecimento do universo. Mas deixarão sem que entendamos por que a estupidez humana ainda não extinguiu a fome, as doenças e as guerras. Não explicarão a cara de pau de nossos políticos – nem todos, é claro – que se preocupam apenas em se locupletar.

Poderemos chegar até a entender como essa joça se formou, mas o funcionamento de seus habitantes, aí também já é querer demais. Eh, bicho complicado, o ser humano!

Terão de descobrir um bóson de Bozó para nos explicar e entender! Se é que isso seja possível!

 

Imagem em exame.abril.com.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s