AGOSTO DE GOSTO OU DESGOSTO: SARAVÁ!

Imagem em blogdajoice.com.

 

Agosto começou ontem com bons augúrios. O que, convenhamos, é algo estranho para mês tão dado a maus presságios. A Literatura e a crendice estão cheias de exemplos.

Tudo bobagem, na verdade.

A vida vai ocorrendo assim aleatoriamente, sem regência de signos, de vaticínios. Não creio em determinismos sobrenaturais. Somos nós ou a natureza que dão os rumos das coisas.

Este mês, contudo, com o anúncio de que hoje começa o julgamento do Mensalão, que certamente se arrastará – como arrastado tem – por outro tanto de meses, se anuncia benéfico.

Será, com certeza, o maior julgamento político da história do país pelo Judiciário. No caso Collor, o julgamento ocorreu no âmbito do Legislativo.

Contudo, no entanto, todavia, porém, fico com a pulga atrás da orelha saltitando. O eterno argumento da tecnicidade processual se sobrepuja a provas cristalinas, e isto pode pôr a perder todo o trabalho em apurar o caso, levantar provas, ouvir testemunhas, que está enfeixado na denúncia do Ministério Público Federal.

Podemos sair deste episódio do Mensalão mais frustrados do que foi o conhecimento da existência do esquema de desvio de dinheiro público para campanhas políticas e bolsos de uns e outros.

Imagino, por outro lado, a possível coragem de se punir uma figura como Zé Dirceu, que se posta de vestal perante a esquerda e ainda mantém sua força no seio do governo. Não tenho tanta convicção de que esta também seja sua imagem diante da opinião pública. Ele, no entanto, foi peça chave da tomada de poder pelo PT, por sua inegável maquinação.

Vamos aguardar.

E espero que não nos frustremos desgraçadamente. Pois aí estarão escancaradas as portas para todas as falcatruas passadas, presentes e futuras, em nome da tomada e da manutenção do poder por parte de qualquer grupo.

Apesar de minha descrença no transcendente, neste momento só me ocorre a saudação que meu antigo chefe, Dr. Luzitano, fazia ao chegar ao trabalho em dias de pedreira: Saravá Ogum e toda a sua banda! E todos os que estavam próximos respondiam em uníssono:

– Saravá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s