TENDÊNCIAS TENDENCIOSAS

Os homens somos tendenciosos. Qualquer canoa que pegarmos adernará à esquerda ou à direita, ao peso de nossas tendências. Isto quando não soçobre de quilha, levada pela luta que travemos em seu interior, bastando, para isto, até um mínimo de dois passageiros que tenham visões conflitantes acerca da vida. A História, desgraçadamente, está cheia desses casos.

E nos apegamos, com frequência e furor, a ideias que normalmente compramos de outros, pelas quais somos capazes das mais extremas ações, até mesmo com a dizimação dos que não as dividirem conosco.

Temos o péssimo desejo de que o outro deixe de ser outro, para ser um igual. O que, convenhamos, é o maior dos absurdos.

E não tenho, hoje, tanta certeza de que muitas dessas ideias valham o preço que lhes atribuímos. Por vezes compramos mercadoria de baixo valor por um preço irreal.

Afinal são ideias e, como tais, podem muito bem ser alteradas ao longo do tempo, ou sofrer confronto com distintas outras, também a ter seu séquito de defensores.

E quais estariam com a verdade?

E o que seria a verdade?

Contudo é quase impossível viver sem que nos filiemos a esta ou àquela. Tudo bem! Tem sido assim desde que o mundo é mundo.

Então melhor será que, não importa qual ou quais sejam essas nossas ideias tão estimadas, que elas contenham o pressuposto de que outras existem – e melhor! – de que outras podem existir – ou melhor ainda! -, devem existir, porque os homens somos aos bilhões e cada um pode ter a sua própria. E por elas haja um pacto de progresso social e individual, e não, o desejo insano de que as diferenças inexistam.

Porque isto é impossível. Porque isto é irrealizável.

 

Imagem em mktmorais.com.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s