UM PITACO SEM “DATA VENIA”

A Presidente (não há lei que me obrigue a escrever uma palavra inventada recentemente) Dilma ontem deu um pitaco acerca do julgamento do Mensalão.

Na minha mais que simplória e modesta opinião, penso que não cabe a ela explicar o sentido do que disse durante a fase processual, há pouco usado pelo ministro relator, para fundamentar seu voto.

Pelo pouco que sei, agora não vale mais explicar nada. O que está dito e registrado, inclusive com o aval dela nos autos – todo depoimento, depois de transcrito, é lido e assinado pelo depoente –, é palavra definitiva. A nota agora emitida não faz o menor sentido, a não ser em termos políticos.

Por outro lado, também, consta da notícia publicada pela Folha online (leia aqui) que a Presidente disse que não houve mensalão, mas “apenas empréstimos para pagar dívidas de campanha”.

Também não compete a ela dizer mais isto. A matéria está sob julgamento – sub judice, no jargão forense –, com o que se produziu de prova nos autos, inclusive com depoimentos das diversas pessoas ouvidas.

Eu posso, na insignificância do lugar que ocupo na sociedade, até dar pitacos, pois ninguém os ouvirá e eles não repercutirão. Não, a Presidente! Até para a tão propalada harmonia entre os poderes da república, não deve a primeira mandatária emitir qualquer tipo de juízo acerca do que está ocorrendo no Supremo Tribunal Federal. Os que têm o poder, o direito e a incumbência de contestar, já o fizeram: a tropa de advogados – cerca de cento e cinquenta – contratada a peso de ouro para este fim.

Agora o que nos cumpre é aguardar. Torcer para que se faça a justiça, que para a opinião pública é a condenação daqueles que armaram todo o esquema. E para que a Justiça continue a ser feita em todo e qualquer caso de corrupção.

Foto de Alan Marques/Folhapress, em folha.uol.com.br.

Um comentário sobre “UM PITACO SEM “DATA VENIA”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s