AS ELEIÇÕES ESTÃO COM AS BOCAS ABERTAS

Por mais que odiemos política (muitos dizem isto), por mais que digamos que não nos interessamos por ela (outros tantos assim afirmam), a política está aí, batendo à nossa porta, com a boca escancarada, no período de campanha eleitoral, ansiando por nosso voto. E, após as eleições, a política continuará a comandar o país, com seus membros fazendo muito mais do que sonha a nossa santa e vã inocência ou omissão.

Neste momento, estamos cercados pelos sete lados, como palpite de jogo de bicho: no rádio e na tevê, estão lá as campanhas de diversos candidatos; no Facebook, então, proliferam postagens para os mais diversos pretendentes; na rua, a cada passo, somos acossados por cabos eleitorais e candidatos.

Certa manhã, fui à Igreja Nossa Senhora das Dores, no bairro do Ingá, para o batizado de minhas sobrinhas-netas Alice e Helena. Cheguei um pouco antes do término da missa das dez horas. E não é que apareceu um cabo eleitoral, no justo momento em que os fiéis saíam, para oferecer o impresso – santinho – com a cara estanhada do seu candidato. Vi muita cara feia, alguns reclamavam daquela atitude, que julgavam abusada. Porém outros tantos pegavam a propaganda indiferentes.

Não nos adianta só odiar os políticos. Reclamar deles. Classificá-los com palavras duras e sujas, ainda que o mereçam. Cumpre-nos votar com consciência. Até o limite do menos pior, do menos ruim, se for o caso.

O que não acho conveniente, se o sistema é assim, é que não votemos. Caso contrário, não teremos o direito de reclamar, de cobrar. E, depois, qualquer ato que os políticos tomem cairá sobre todos indistintamente. Para o bem e para o mal.

Porque a política está com a boca aberta para nos engolir. É preciso, assim, não escolher jacarés com a bocarra exagerada.

E fora da democracia – ou o seu simulacro – é tudo muito pior!

Imagem em antonioviana.com.br.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s