BALANÇO FINAL DO ANO DE 2012

Imagem em antroposimetrica.blogspot.com.

Vou fazer aqui o balanço final deste ano da graça de 2012, antes que ele acabe em 21 de dezembro, conforme bocas de Matilde maias mortas de muitos anos e enterradas em sítios arqueológicos, onde nunca deveriam ter sido perturbadas em seu sono profundo.

FIM DO MUNDO – Está próximo e quero adiantar-me a ele. Se acabar, fica o dito pelo não dito. Se não acabar, fica o não dito pelo dito. Dito e feito. Ou Tom e Dito (para os mais antigos).

BRASILEIRÃO 2012 – Finalmente os críticos do sistema de pontos corridos tiveram um campeonato a seu favor, já que ele acabou antes de terminar, contrariando assim a primeira lei do Chacrinha de que alguma coisa só acaba, quando termina. Nass últimas três rodadas, nada mais valeu a pena. A não ser que você fosse torcedor de Sport, Bahia, Portuguesa e outro time lá que não me ocorre, porque é tudo timezinho muito do fraco. Para os botafoguenses como eu, no entanto, o campeonato acabou na quinta ou sexta rodada. Sobretudo quando veio Osvaldo de Oliveira e seu pupilo apagado Raphael Marques, o inútil.

MENSALÃO – Foi o mês mais comprido da história do país, por isso o nome mensalão. Se durasse menos como o salário do trabalhador, talvez o chamássemos mensalinho. Mas aí ninguém ia querer. Tudo o que nós queremos é no aumentativo, principalmente se for bufunfa, grana, propina. Aliás, nunca antes na história deste país, um mensalão levou tantos anos assim. Iniciado lá nas calendas brasílicas, tem o seu fecho previsto para esta semana. Não sei se, de fato, ocorrerá.

STF – A grande vedete institucional de Pindorama neste ano foi o STF, sobretudo com o julgamento do Mensalão. Destacou-se sobremaneira a figura do dr. Barbosa, não só pelo inusitado fato de ser um ministro da raça negra – chavão pisado e repisado em todos os noticiários escritos, falados e televisados –, como também pelo fato de ter a coluna vertebral bem estropiada, tanto quanto mostrar muita raça no julgamento de todo aquele povo elencado como denunciado. Muitos até acham inocentemente que o dr. Barbosa chegou à presidência por ser um homem de caráter. Se fosse pelo caráter, talvez não chegasse. É que qualquer grupo não é bobo de colocar gente de caráter para comandar nada. Vai que o cara queira botar ordem na bagunça. Na verdade, seguiu-se o rodízio pela ordem de antiguidade naquela Casa, o que também produziu o resultado que todos queriam.

COPA DO MUNDO 2014 – As obras estão aí. Dizem que o Mineirão está pronto e será inaugurado ainda este mês. Queria estar vivo para ver isso. Como o mundo acabará no próximo dia 21, é possível que não dê tempo nem para a grama firmar raízes na terra. Já Jérome Valcke, o belga boquirroto, está só esperando para dizer: “Eu não disse que esse povo inzoneiro não ia fazer rien, se não lhe déssemos um chute no traseiro!”.

CORRUPÇÃO ANUAL – Esta foi muito bem. Não só manteve o índice do ano passado, como também progrediu muito em 2012. E, se não ocorrer a hecatombe final agora, em 2013 pode ser que bata novo recorde. A Polícia Federal nunca trabalhou tanto, bem como nunca fez tanta greve. O que deu oportunidade a que os corruptos se apressassem em suas corrupçõezinhas.

ZÉ SARNEY – Continua gozando de boa saúde, apesar de uns perrengues de somenos importância que ele tirou de letra, não fosse homem de literatura como  é. Se sobrar tempo, ainda é capaz de lançar a sequência de Brejal dos guajas, que talvez seja o livro mais não lido do ano. O jaquetão de seis botões trespassados continua a garantir seu corpo fechado.

TREM BALA ENTRE RIO E SÃO PAULO – Descarrilou o projeto do tal trem bala. Segundo o novo projeto, nem passará por aqui, porque os cariocas não ofereceram a propina adequada. Então desviaram a linha para Campinas, Belo Horizonte e Brasília. Vou propor uma marcha estadual em favor do trem bala até antes do fatídico dia 21. Vou sensibilizar o governador Cabral e o prefeito Paes, que são doidinhos por uma marcha estadual em defesa de alguma coisa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s