ANOTAÇÕES PARA FUTURAS CONSIDERAÇÕES

1. CULPA DO LOMBROSO

Cesare Lombroso teve seu período de glória no século XIX, quando criou uma teoria – a do criminoso nato –, escorraçada no início do século seguinte, baseada no estudo de aspectos somáticos do indivíduo. Mais ou menos assim: tá na cara que esse cara é criminoso.

Contudo, se ainda estivesse valendo a menor fagulha da sua esdrúxula teoria, esta médica do Hospital Evangélico de Curitiba, acusada de ter “ajudado” pacientes graves a fazerem a passagem, a irem mais rapidamente até o Criador, não ganharia nem a função de enfermeira daquele nosocômio. Suas olheiras de Mortícia e seu semblante de Frankstein são assustadores.

Era praticamente impossível doente grave resistir àquela visão catastrófica.

Cesare Lombroso, 1835-1909 (em pt.wikipedia.org.).

2. OS INOCENTES DE ITAQUERA

A torcida do Curintcha, o campeão mundial de 2012, produziu um crime nos Andes bolivianos, mais precisamente em Oruru, em jogo pela Copa Libertadores.

A polícia daquele país trancafiou doze manos suspeitos pela morte de um jovem. Tenho a impressão de que aleatoriamente, baseada no fato de que não há torcida organizada isenta de culpa.

Chega agora um jovem paulistano de dezessete anos, que viajou até lá para torcer, e confessa que foi sua a culpa, por ter detonado o tal sinalizador que vitimou o adolescente boliviano.

Aqui, ele tem o beneplácito da lei, que o julga inimputável, por ter apenas dezessete anos.

Lá, ele levaria pelas costas as penas da lei.

Contudo, é de se perguntar se há algum torcedor corintiano, membro de torcida organizada, mesmo de dezessete anos, inocente?

3. LANÇADA A CAMPANHA ELEITORAL

Para as próximas eleições federais e estaduais ainda distantes, os políticos já falam como candidatos.

Vamos ter de suportar essa cantilena até meter o voto na urna.

Embora eu só creia no sistema democrático de eleições diretas, livres e transparentes, com a possibilidade de alternância do poder, mesmo que isto aqui no nosso país não signifique muito, pelo que se observa, os políticos nos fizeram eleitores compulsórios, sem a mínima vontade de acreditar neles e em sua boa vontade. Eles cavaram seu próprio túmulo.

Haja saco!

4. BRINCAR DE GOVERNAR

Não sei se estou errado, porém me parece que o governo de Santa Catarina esteja brincando de governar, com o caso dos incêndios criminosos que vêm ocorrendo no estado.

Será verdade que o crime está mais organizado que o governo estadual, que não consegue coibir isso?

No entanto, a grande verdade é que, mesmo num estado tido sempre como tranquilo, a criminalidade é gigantesca. Há muito bandido até mesmo em Santa Catarina.

O país está cada vez mais desgovernado, na banguela, morro abaixo.

5. LIGHT, A AL-QAEDA BRASILEIRA, CONTINUA A OPERAR

Já não se tem ouvido notícia sobre explosões de bueiros da Light. Parece que a coisa está agora sob fiscalização um pouco mais atenta.

Mas a Light não quer ficar fora da mídia e providenciou, por quatro vezes neste fim de semana, a suspensão de fornecimento de energia elétrica para a Adutora do Guandu, responsável pelo abastecimento de água do Rio de Janeiro e de vários municípios da Baixada Fluminense.

Estão sem água em suas torneiras cerca de nove milhões de habitantes da Região Metropolitana.

Quando não é por explosões, é por boicote ao suprimento de água da população.

A Light é um dos inimigos públicos do cidadão fluminense.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s