O PARTIDO COMUNISTA E EU

Fui ao Rio hoje pela manhã, para mais um almoço com os amigos Rogério, Eduardo e Roberto.

Marquei com Roberto na estação das barcas entre onze e onze e vinte da manhã, pois moramos do lado de cá da poça, como dizem os cariocas.

Ao me aproximar dos guichês, onde compraria os bilhetes para embarcar, vi uma concentração de jovens distribuindo panfletos. Era um grupo do Partido Comunista, não sei se com ou sem a preposição.

Uma jovem, então simpática, se aproximou e me ofereceu uma cópia do panfleto e informou que era para a convocação de manifestação de todos os trabalhadores pelo Primeiro de Maio.

Aí já notei um primeiro erro dela: era só olhar a minha cara de descansado e veria que estou no rol dos aposentados e não mais dos trabalhadores, aqueles que dão duro para construir essa pátria amada.

Como eu também fui simpático com ela, logo quis meu telefone para contato, querendo saber se eu participaria. Disse-lhe que estava apenas recebendo o impresso oferecido e que o leria posteriormente.

Sua simpatia, de repente, transmudou-se em ironia e ela me jogou na lata:

– Prometendo como político!

Segui em frente com a desfeita, passei a roleta e anotei no celular esse texto debochado dela, a fim de me justificar aqui diante dos meus parcos leitores o conflito já estabelecido entre mim e o Partido Comunista. Estamos em pé de guerra por isso. Como as duas Coreias, lá no extremo da Ásia.

Assim só de pirraça não li o impresso. Peguei birra com a moça e com o seu partido. Ela nunca poderia ser debochada e irônica, caso quisesse angariar minha simpatia. E olhem, meus amigos, que já fui extremamente simpático a partidos comunistas, sobretudo ao de Mao Tsé Tung e ao de Fidel Castro. Quanto ao de Nikita Khrushchov e de Leonid Brejnev devo confessar que tinha lá meus reparos.

Atualmente meu ânimo anda arrefecido. E vem essa mocinha ainda jogar a pá de cal.

Fiquei de mal com o PC, que, confesso, não sei se tinha ou não a preposição de no seu nome.

Imagem em veja.abril.com.br.

Deixe um comentário

