GRAPPA, SALUTE!

Estava no banho ontem, quando resolvi que tomaria uma dose de grappa.

Talvez tenha ficado um tanto nostálgico da viagem que Jane e eu fizemos à Serra Gaúcha, mais especificamente a Bento Gonçalves, para conhecer as vinícolas, os vinhedos e o jeito de viver daquelas paragens.

Ficamos hospedados por três dias numa das pousadas na Villa Valduga, um complexo turístico da Casa Valduga, produtora de vinhos.

Foi uma das boas e gratificantes viagens que fizemos. Aliás, para ser sincero, não fiz nenhuma viagem de que não gostasse, tanto para grandes metrópoles, quanto para pequenos recantos deste país. Tenho, em princípio, a boa vontade do viajante desprendido. Vou para conhecer e gostar. Nunca para não gostar. E penso que isso facilita muito qualquer viagem.

Pois lá, no restaurante do complexo, experimentei dois tipos de grappa da Valduga: uma de uva chardonnay e outra de cabernet sauvignon. Embora a desta última tenha uma aparência mais bonita, já que tem uma suave cor âmbar, a primeira – incolor – me agradou mais ao paladar.

A grappa é um destilado feito a partir das sobras da vinificação: cascas, sementes e talinhos, para não se desperdiçar nada da uva. Ela leva também arruda, que, no Rio de Janeiro, serve para espantar mau olhado, mas que na grappa entra com o aroma. É o que, em Portugal, se chama bagaceira. Tem teor alcoólico elevado, que vai de 37,5 a 60%.

Esta da Valduga tem 40,5% de volume de álcool, mas desce bem, aveludada, sem agredir o paladar. Para quem gosta de destilados potentes, a grappa, assim como a bagaceira, é uma bebida muito interessante.

Peguei o cálice, servi-me e tirei esta foto, para brindar o sábado dos meus leitores.

 

Grappa

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s