ESTOU TÃO FELIZ: VOU SABER QUANTO PAGO DE IMPOSTOS.

No país das leis, criou-se mais uma lei para obrigar às empresas discriminarem nas notas fiscais ou exporem em painéis o valor dos impostos pagos pelo consumidor.

Antes de mais nada, o cumprimento de tal determinação – anotem aí – elevará o preço dos produtos. Às empresas caberá o ônus de se adaptarem tecnicamente, a fim de cumprir o determinado com mais esta informação. E o custo disso será obviamente repassado para o preço final. E quem paga o preço final? O consumidor, naturalmente.

Mas, se tentarmos entender a real utilidade desta medida, chegaremos à triste conclusão de que será nenhuma.

Isto é uma iniciativa inócua, incapaz de produzir algo de positivo na vida do cidadão.

A cada dia, somos mais informados sobre o disparate que é a carga tributária no bolso e no lombo da população. Saber o volume de impostos que pagamos em cada coisa que se compre só aumentará nossa úlcera gástrica, nossa hipertensão arterial ou nosso estresse.

Se, a cada garrafa de vinho que se tome, o consumidor ficar atento ao percentual de impostos embutidos no preço, periga amargar o paladar da bebida: avinagrar o vinho.

Imaginem a cada dose de pinga! Vamos parar com a prática religiosa de dar o primeiro gole para o santo.

E saber dos impostos no feijão nos fará aumentar a água no pretinho?

Eu não necessito de saber especificamente o que pago por cada item adquirido. Isto não mudará em nada meu comportamento como consumidor, pois eu compro o de que preciso e o que me dá prazer, mas sempre aquilo que meu poder de compra permite.

O mais injusto na cobrança de impostos é o fato de que não há o retorno equivalente em serviços públicos. E é isto o que deixa a população aporrinhada.

Contudo devemos reconhecer que tal carga está tornando a vida do brasileiro uma das mais caras do planeta. Mas de que adianta saber o valor dos impostos? O governo será sensibilizado, se condoerá da sorte de seus cidadãos, e baixará tal carga? Du-vi-de-o-dó!

Então é melhor que eu não saiba, para o bem da minha saúde física e mental, pô!

 

Imagem em blogdojoaolins.com.

Deixe um comentário

