PARARATIBUM!

Gostei muito do jogo de ontem no Maracanã, mas, sobretudo, do resultado final: Brasil 3×0 Espanha.

Gostei porque, com o jogo da Seleção, se demonstra que aquele tipo de futebol praticado pelos espanhóis, cujo modelo é o Barcelona, é das coisas mais chatas de se ver: o tal do toque de bola, cuja finalidade é o domínio de sua posse durante as partidas.

Nossa tática foi mais interessante, mais emocionante e mais eficiente.

Há pouco, na Liga dos Campeões da Europa, o futebol alemão, que muitos consideram duro, também deu, através do Bayern de Munique, este tipo de recado ao futebol tic-tac, como o chamam os súditos de Juan Carlos.

A contundência de nossa tática, no jogo de ontem, deixou perplexos os espanhóis e boa parte de nossa crítica especializada, tão basbaque diante do futebol de toques.
Futebol, caro leitor, queriam ou não os incensadores de firulas, é bola no filó. É gol! O resto é butique de perfumarias.

E o Felipão mostrou ao Del Bosque com quantos gomos se faz uma Cafusa.

A cara de paisagem de Xavi ficou muito bem ontem no novo, belo e superfaturado Maracanã. A inexpressividade facial do craque da Espanha teve a ambiência adequada à sua exposiçao: o baile verde e amarelo no templo renovado do futebol brasileiro.

De agora em diante – e acho que definitivamente – fica clara a lição de que, antes de querer ter o domínio territorial da partida, muito mais importa impedir o futebol chato e burocrático dos carimbadores de bola e buscar a contundência no ataque. Porque, apesar de termos na comissão técnica o Parreira, o gol não é um mero detalhe: é a finalidade maior do futebol.

Aí é só pegar as castanholas para dançar o flamengo nas touradas em Madri.

Pararatibum! Bum! Bum! Bum!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s