OS CINCO MELHORES CDS DE BLUES DA MINHA COLEÇÃO

Meu sobrinho Bruno me pediu a relação dos cinco melhores cds de blues que tenho. Negociei e pedi para passar a listagem para dez. Aceita a negociação, resolvi listar onze, já que estamos às portas da Copa do Mundo. Como a seleção não pode ficar sem reservas, listei outros onze. Para que não fique com muito complexo de culpa, por deixar vários fora. Mas é como o técnico Felipão: sempre tem de deixar alguém de fora.

Aí está a lista.

1. B. B. KINGLucille talks back (Foi o primeiro elepê de blues que comprei, lá pela década de 70, e gostei, sobretudo, da faixa título, um pequeno blues instrumental em que a guitarra fala).

2. GUY DAVISSkunkmello (Por indicação de um jornalista especializado em jazz, quando criticava os críticos que não dão mais a nota máxima para os discos que analisam. Desse ele dizia que, embora de blues – sua área não específica – merecia a nota máxima.).

3. KEB’ MO’Just like you (Keb’ Mo’ apareceu numa lista dos 100 melhores discos de blues, e eu não o conhecia. Comprei e fiquei encantado pela pegada do Keb.)

4. PAUL BUTTERFIELD’Better days (Esse comprei na Arlequim há muitos anos, por indicação do vendedor. E é um dos melhores que já ouvi).

5. BUDDY GUYSweet tea (Buddy Guy tem vários discos ótimos. Escolhi esse que ficou mais na memória).

6. ALBERT KINGNew Orleans heat (Outro mestre da guitarra tradicional.)

7. MUDDY WATERSHard again (Muddy é, para mim, um dos melhores dos grandes bluseiros – B. B. King hors concours – com sua guitarra perfeita)

8. ERIC BIBBBooker’s guitar (Eric é um jovem blueseiro, que toca um blues parecido com o de Guy Davis, mais acústico. Esse disco é em homenagem a um antigo bluseiro já falecido: Booker White, cuja guitarra foi parar como que por milagre nas mãos do Eric.)

9. ETTA JAMESAt last (Da quase dezena de discos da Etta que tenho, nenhum é mais ou menos; todos são muito bons. Este acho que foi o primeiro que gravou. Muito bom!)

10. POPA CHUBBYThe good, the bad and the Chubby (Popa era outro que estava na lista dos cem melhores citada acima. Ele toca uma guitarra furiosa e canta pra caramba, embora seja feio como a praga. Tenho um dvd dele.)

11. J. J. CALERoll on (Esse disco é um clássico, embora não seja de blues clássico, eletrificado, pegado. Mas é muito bonito.)

—–

Lista suplementar:

COLETÂNEA: Antone’s 20th aniversary (Ótima coletânea. Dodote me pediu que comprasse para ele – cd importado, e resolvi comprar para mim também.)

ALVIN LEE & TEN YEARS AFTER – Pure blues (O Ten Years After incendiou Woodstock, mas este cd é blues eletrificado, quase rock.)

ALLEN TOUSSAINT – The bright Mississippi (Uma surpresa. Encontrei na Arlequim, gostei da capa e o vendedor garantiu que era bom. É muito bom!).

ROD PIAZZA & THE MIGHTY FLYERS – Alphabet blues (Também indicação do vendedor da Arlequim, há muitos anos. Ele me perguntou se gostava de gaita no blues. Disse que mais ou menos. Então ele disse, pode levar que vai gostar. É muito bom!).

GARY MOORE – Still got the blues (O solo da guitarra do Gary na faixa título é um dos melhores do blues e da guitarra.)

JIMMY WITHERSPOON & ROBBEN FORD – Live (Outra surpresa que tive ao trazer para casa este cd. É a gravação ao vivo do show do cantor Jimmy e do então jovem guitarrista Robben.)

JOHN LEE HOOKER – Chill out (Hooker é bom em qualquer cd. Escolhi esse.)

TAJ MAHAL – Señor Blues (Outro senhor bluseiro. Muito bom também.)

THE JIMMY ROGERS ALL-STARS BAND – Blues Blues Blues (Em cada faixa, a participação de um grande astro do blues.)

ERIC CLAPTON – Me & Mr. Johnson (Clapton interpretando Robert Johnson. Sem erro!)

DIANE SCHUUR – Blues For Schuur (Schuur não é propriamente uma cantora de blues, mas se dá muito bem neste cd e em outro, também muito bom, com o Rei B. B.).

E peço perdão às musas da música pela omissão de vários outros. Que elas tenham piedade de mim. Hahaha!

Capa do elepê e do cd do mestre B. B. King (meu primeiro disco de blues, da década de 70).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s