HISTÓRIAS DE VELÓRIO

Velório é sempre uma oportunidade dupla e antagônica: chora-se o morto e ri-se das coisas contadas pelos parentes que há muito não vemos, sumidos que estão pelos afazeres do mundo.

Ontem, no cemitério do Cacuia, no velório de uma prima da minha mulher, encontramos, depois de longos anos, o Gilson, que foi casado com uma irmã da falecida.

Depois de algum tempo de casamento, uma filha nos haveres da vida, Gilson deu linha na pipa e encontrou novo amor, com quem se casou e produziu nova filha, agora no início da adolescência, com treze anos, e reprodução da mesma forma da primeira: são muito parecidas.

Pois ele nos contou a seguinte e hilária história, que repetia para os novos ouvintes.

Certo dia, compareceu a um velório de conhecido seu que resolveu partir antes do combinado. Em lá chegando, sua nova esposa, a mãe da adolescente, ao ver certo casal, exclamou:

– Tio Bilu, o senhor por aqui!

O tal tio Bilu estava casado com a irmã da primeira esposa do Gilson, que também era amiga do defunto. Muito espantado, ele pergunta para a mulher, um tanto descrente:

– Como tio Bilu?!

– É meu tio. É o tio Bilu! – respondeu convicta a esposa, dando as referências genealógicas, para situar o Bilu no rol de seus parentes.

Então, vejam só o imbróglio em que o Gilson se meteu: ele está casado com a sobrinha do Bilu, que era – hoje o Bilu está em outras esferas – casado com sua cunhada (Dizem que não há ex-cunhada, nem ex-sogra.). Assim o Gilson se tornou sobrinho da sua cunhada. Via de consequência, por afinidade, também virou sobrinho da sua ex-mulher. E, lógico, a filha comum dos dois acabou por se tornar sua prima.

Elisa, a filha de ambos, rindo da situação, me disse que só ressuscitando Freud para dar jeito na cabeça da família. Porque, como está, é só doideira.

E rimos às bandeiras despregadas, como se dizia no tempo de Machado de Assis, em pleno velório de nossa prima, coitada, que, impassível, não achava mais graça nenhuma na vida.

E pensei cá com meus botões: em que família fui me meter! Hahaha!

 

Imagem colhida em flickiver.com.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s