SÃO PEDRO DO ITABAPOANA

Estive com parte da minha família em São Pedro do Itabapoana, vila capixaba do município de Mimoso do Sul, distante cerca de vinte e nove quilômetros de Bom Jesus do Norte, onde moram minha mãe e minhas irmãs.

A vila, que já foi sede de município e perdeu este estatuto quando se decidiu o traçado da linha férrea, se localiza na parte sul do estado e está a 460m de altitude. Em virtude da perda da condição de cidade, ficou preservada em suas construções históricas, que se espalham pelas ruas encarapitadas nos morros que constituem sua geografia. Já falei dela em outros textos, mas trago aqui algumas fotos que fiz neste fim de semana, domingo para ser mais preciso, a fim de que meus amigos leitores a conheçam melhor.

Deve-se dizer que hoje a vila é classificada como sítio histórico – Sitío Histórico de São Pedro do Itabapoana – e, além de suas características urbanas, preserva a tradição da viola caipira e da sanfona (acordeão), com atividades frequentes, inclusive com uma escola de música para seus moradores, e um festival anual de grande prestígio, sempre em julho, a que são convidados expoentes nacionais desses dois instrumentos. A vila também conta com uma orquestra de viola e sanfona, que se apresenta na pracinha em datas previamente agendadas.

Como se não bastasse esse cuidado e zelo dos moradores para com a vila e suas tradições, lá se produz a melhor cachaça que pude beber até esta altura da minha vida. Por conta dela, e da minha língua incontrolável que foi dizer isto para um amigo, sou quase obrigado a visitá-la periodicamente para fazer a felicidade dele, que está sempre a me encomendar a preciosidade, comprada no bar do pai do fabricante, um doutor com PHD em cachaça.

Sem mais delongas, aí vão algumas das fotos tomadas neste último domingo. Espero que gostem.

DSC04763 DSC04768 DSC04769 DSC04770 DSC04773 DSC04774 DSC04797 DSC04798 DSC04800 DSC04824 DSC04826 DSC04828 DSC04831 DSC04836 DSC04839 DSC04845

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s