DOMINGO, FIM DE VERÃO

Desavisadamente, saí para comprar pão hoje cedo e tive de voltar antes de atravessar a porta do hall do edifício: chovia fino.

O dia amanheceu com cara de poucos amigos. Ou talvez meio tristonho pelo fim do verão. Tenho a impressão de que os dias que se abrem diante da praia e do mar têm certa predileção pelo verão. Eu mesmo não lhe tenho mais a preferência de outrora.

Mas este domingo propriamente parece triste por fechar o ciclo dos calores e do sol escaldante. Mesmo na sexta-feira anterior pude notar a mudança quase radical na sombra projetada sobre o calçadão em frente ao prédio e passei a desconfiar de que o tempo tinha dado mostras de que sabia da mudança.

Agora, observando o termômetro na ilhazinha em frente à Reitoria de UFF, pude constatar que o verão está em seus estertores. Talvez até antecipadamente, já que a data e o horário oficial só ocorram amanhã.

Mas lá se vai a estação! Não sentirei saudades, porque, entre nós, a canícula reina durante quase todo o ano. Já disse em algum texto por aí que nosso verão dura nove meses. O outono e a primavera duram um mês cada. O inverno consome-se em sete dias. O restante da conta para os trezentos e sessenta e cinco é daqueles dias em que tudo pode acontecer. Inclusive tornados e tremores de terra. O Brasil é um país muito desorganizado meteorologicamente!

O outono baterá seu ponto na segunda-feira cedo. Virá com um uma blusa amarrada à cintura e esperanças de dias menos quentes. Pode ser que ele a use por curtos períodos. Ou ainda ligue o aparelho de ar condicionado. ou calce as galochas em abril, no arremate das torrentes que encerram o ciclo das chuvas. Tudo é muito incerto.

Eu ficarei na expectativa. Se refrescar, abro uma garrafa de vinho tinto. Se esfriar, bebo um gole de conhaque. Mas não tenho pressa. Tudo pode acontecer. Mas estou preparado para mais esta transformação, como vem acontecendo desde que o mundo é mundo.

Adeus, domingo estival! Bem-vinda, segunda-feira outonal! Bem-vindo, outono!

Praia de Boa Viagem, Niterói-RJ (foto do autor).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s