FLAMENGO 0X2 BOTAFOGO

O jornalista Flávio Prado, em seu blog, desancou o Botafogo no jogo de ontem contra o Flamengo.  Em resumo, disse que o time jogou como equipe pequena, covarde, fechada na defesa e esperando pelo contra-ataque. Segundo ele, o famigerado placar moral deveria ser empate, para fazer justiça ao time da beira da lagoa, que jogou melhor.

Ele deve ter razões que desconheço. Entretanto, para um jornalista experiente como ele, é de se esperar que saiba que o futebol é o único esporte em que o time menor, mais fraco e de pior desempenho na partida é capaz de anular o time mais forte, melhor, mais rico, mais científico, que jogou superiormente bem, e ainda assim, contra todas as razões plausíveis, lhe enfiar goela abaixo – ou seria rede adentro? – dois gols trabalhados com perícia e arte futebolística.

Também vi um Reels de um jovem e apoplético torcedor flamenguista vociferando contra seu time, porque algum jogador ou dirigente – não sei precisar – atribuiu o péssimo desempenho da equipe ao calor, como já havia ocorrido antes em relação à altitude na Bolívia. E perguntava, aos berros, se os jogadores do Botafogo jogavam com uma nuvem sobre a cabeça a proteger-lhes, enquanto seus poupados jogadores jogavam com o sol na moleira. E xingou, reclamou, protestou tanto e tão veementemente, que tive receio de que o rapaz tivesse um troço.

A este torcedor, contudo, tenho de dar razão, senão, daqui a pouco, as condições naturais, além de altitude e calor, serão justificativas para pífias atuações das equipes. Imagino que no futuro, a esfericidade da bola, o tom do verde da grama e, até mesmo, a curvatura da Terra, quiçá a influência da Lua sobre as marés e as plantações, interferirão no resultado da partida.

Já meu amigo, botafoguense como eu e que não assistiu ao jogo, me disse que, vendo os melhores momentos depois, percebeu que nosso time tinha jogado menos que o adversário e dado sorte nos gols.

Argumentei com ele que a edição dos melhores momentos era francamente favorável ao Flamengo, para passar exatamente tal impressão e desmerecer a vitória do nosso time.

Por fim, aproveito para reclamar que os porteiros do meu condomínio não estão falando comigo. Todos urubulinos, que me zoaram antecipadamente. Vou esperar as dezenove horas, quando assumem os porteiros da noite, todos da Cachorrada.

No fundo, para tudo isso, as razões são bem simples: defendemos melhor, atacamos melhor e fizemos dois gols.  Botafogo 2×0 Flamengo.

Imagem colhida na Internet.

Deixe um comentário