DINHEIRO NÃO NOS FALTA

Imagem em visaopanoramica.com.

Duas chamadas de capa de jornais de hoje mostram muito bem o caráter da administração pública.

Em uma, dá-se conta de que a Agência Nacional de Petróleo gastou em fiscalização o que a Petrobras gastou em cafezinho. Diante disto, não se pode esperar muita coisa de uma agência com as responsabilidades que ela tem e a vontade de fiscalizar.

Aliás, tenho a impressão de uma das coisas que o brasileiro tem menos vontade de fazer é fiscalizar. Nós não gostamos de tomar conta das coisas, sobretudo se se trata de aplicação do dinheiro público. Isto porque, quando se fiscaliza, se descobrem falcatruas e a polícia age, prendendo uns e outros, um pouco depois vem a justiça dizer que nada tinha sido autorizado, tudo foi feito à revelia de nossas inúmeras e sacrossantas leis.

Em outra manchete, afirma-se que o país não gastou o que estava orçado para a Saúde. E ainda se reclama de falta de recursos para a área. Dinheiro temos, mas não gastamos. Ele é usado para fins pessoais.

Não preciso ler as matérias, para entender o caráter de nossos homens públicos e suas responsabilidades.

Somos quase perfeitos neste tipo de comportamento: se o dinheiro é público, não é de ninguém; e, se não é de ninguém, é meu. E dá de desviar dinheiro, comprar ração para cachorro com repasses para Saúde e Educação. E estamos conversados.

Quem tinha esperanças, por exemplo, de que, quando as mulheres assumissem o poder, as coisas melhorariam, tem agora, com as histórias de diversas primeiras-damas de bordéis de municípios do interior, a real extensão da degradação moral: ela atinge homens e mulheres indistintamente. É só chegaram minimamente a qualquer galhozinho de poder, que já metem a mão.

Assim é muito difícil!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s